Peneiramento sustentável para projeto de minério de ferro

17/09/2021
Reduzir o consumo de água na produção de minério de ferro e no processamento de outros minerais é um desafio global crítico.

 

A Metso Outotec fornecerá tecnologia de peneiramento sustentável exclusiva para um projeto de minério de ferro no hemisfério sul. O valor do pedido não foi divulgado, mas registrado nos pedidos recebidos do segmento de Minerais no terceiro trimestre de 2021. O início das operações do projeto está previsto para o primeiro semestre de 2024.

O pedido para a aplicação de triagem e escalpelamento do produto cobre 12 telas da Metso Outotec BSE Serie™ (Banana Screen Elliptical) e quatro telas MF Series ™ , todas equipadas com mídia de triagem 305PS. Além disso, o contrato cobre o sistema de monitoramento Metrics para telas, suporte especializado e serviços de instalação. 

A necessidade de reduzir o consumo de água na produção de minério de ferro e no processamento de outros minerais é um desafio global crítico. Segundo a Metso Outotec, as telas da série BSE inovadoras e patenteadas permitem o processamento de minério de ferro, mesmo com maior teor de umidade natural, sem adição de água. “Estamos satisfeitos que o cliente tenha escolhido a Metso Outotec para soluções de peneiramento sustentáveis para seu processo. A tela BSE é uma excelente opção para suas necessidades. A eliminação da água de processo resulta em custos de processamento mais baixos, aumentando a competitividade e lucratividade do cliente nos mercados globais de minério de ferro”, disse Jouni Mähönen, vice-presidente, linha de negócios de peneiramento da Metso Outotec. 

Entre os resultados que irão beneficiar o cliente após a implantação do equipamento estão a eliminação da água no processo de triagem com as telas BSE Series; Redução de 93% do consumo geral de água da planta e eliminação da necessidade de barragens de rejeitos; Consumo de energia reduzido de toda a planta em comparação com o processo de peneiramento úmido e economia de eletricidade de 18.000 MWh / ano; Aumento de 30% na capacidade de triagem em comparação com a triagem tradicional; Maior segurança durante as trocas médias usando o sistema exclusivo Hammerless Attachment; redução do CAPEX  devido à adoção de telas de BSE de alto desempenho.