CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Participação em debate sobre mineração na Amazônia

25/11/2021
No evento, o diretor-presidente Esteves Colnago destacou a missão da empresa em gerar e disseminar o conhecimento geocientífico.

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) participa do I Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração na Amazônia, evento que ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro, virtualmente. No evento, o diretor-presidente Esteves Colnago destacou a missão da empresa em gerar e disseminar o conhecimento geocientífico com excelência, e, desta forma, contribuir para a melhora da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil. Em seguida, apresentou a estrutura do SGB-CPRM no governo federal e contou sobre a história da empresa, desde a criação da CPRM, em 1969. “Temos como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do setor mineral brasileiro, detalhando o potencial exploratório em áreas de relevante interesse do setor, identificando novas áreas com potencial mineral no país, ampliando o conhecimento sobre minerais estratégicos e realizando levantamentos geológicos, aerogeofísicos e geoquímicos”, disse. 

Em seguida, o diretor-presidente abordou outros temas de importante relevância para o SGB-CPRM, como a prevenção e mitigação de desastres naturais, a contribuição para aumentar a disponibilidade hídrica no país, além dos projetos estratégicos. “É necessário ressaltar a importância do Serviço Geológico Brasileiro diante de um mundo em transformação: surgimento da indústria 4.0, crescente produção agrícola, criação de novos materiais, novas demandas por minerais especiais, uso racional de água e o aquecimento global”, afirmou. 

O objetivo do seminário é debater formas e alternativas para a região da Amazônia usufruir de ativos naturais existentes, como os minérios e o gás natural, em plena consonância com matrizes de sustentabilidade. A realização das inscrições, bem como outros detalhes do evento podem ser obtidos no website: https://isma.wdrumond.com.br/.