Nexa seleciona dez projetos para metas ESG

17/12/2021
Durante 2021, o Mining Lab recebeu mais de 400 inscrições de projetos e soluções.

 

A Nexa, por meio da plataforma Mining Lab, selecionou dez soluções inovadoras neste ano que serão desenvolvidas com o objetivo de aproximar a empresa das suas metas relacionadas aos aspectos ESG. Em especial, tornar as operações mais seguras e acessíveis, desenvolver aplicações para rejeitos e fortalecer a geração de legado positivo. Durante 2021, o Mining Lab recebeu mais de 400 inscrições de projetos e soluções, em todos os seus cinco programas: Beginnings, Challenge, Miningthon, Channel e University. No total, foram 236 soluções do Brasil e 164 de mais de 23 países.

Caio van Deursen, gerente de Inovação da Nexa Resources, disse que em 2021 entre os desafios propostos nos programas da plataforma, aquele de maior destaque foi o Miningthon. “Esse pode ser considerado o programa do ano! Ao fazê-lo, desenvolvi mais a minha empatia. Me coloquei no lugar de pessoas com deficiências e senti na pele algumas das limitações que temos a ambição de eliminar. Queremos que não haja impedimentos para que todos possam executar qualquer tarefa. Neste programa, tivemos 47 soluções inovadoras inscritas, das quais três foram selecionadas”, afirma.

Outra chamada importante neste ano foi o University, desenvolvido em parceria com o Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ) e International Zinc Association (IZA), que promoveu a Batalha de Galvanização. O programa buscou, com alunos de diversas universidades hispano-americanas, formas criativas para o uso da galvanização com foco em inovação e sustentabilidade. 

O University também realizou ações em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e o Centro Universitário Una disseminando a cultura inovadora da Nexa. Lançado neste ano, o programa Mining Lab Beginnings contou com 37 inscrições de soluções inovadoras para a jarosita – material ainda sem uso da metalurgia de zinco e selecionou 3 projetos para etapa de P&D conceitual. "Neste ano, mais de 100 pessoas da Nexa estiveram diretamente envolvidas com a Plataforma Mining Lab. Esse número apenas reforça a consolidação desta iniciativa e como ela se tornou de fato um ecossistema de novas ideias e projetos que trazem impactos sociais, ambientais e de governança muito positivos. A cada novo desafio proposto conseguimos ampliar nossa visão transformacional e criar a mineração do futuro. Este é o Jeito Nexa!" finaliza Deursen.