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Aliança com VWCO para baterias de recarga ultrarrápida

16/09/2021
O uso do nióbio com essa finalidade é inédito na indústria automotiva mundial.

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), empresa de desenvolvimento e produção seriada de caminhões elétricos na América Latina, e a CBMM, companhia mundial que atua na produção e comercialização de produtos de Nióbio, firmaram parceria para desenvolver e aplicar baterias de recarga ultrarrápida para utilização em veículos elétricos concebidos pela montadora. O uso do nióbio com essa finalidade é inédito na indústria automotiva mundial. “Há três anos acumulamos experiência na eletrificação e agora aplicaremos essa expertise para viabilizar uma nova tecnologia em baterias. Nosso centro de desenvolvimento de e-Mobility em Resende (RJ) usará nossa patenteada arquitetura modular para veículos elétricos para expandir a plataforma, que iniciou no e-Delivery, e agora avança para novos modelos. A aliança com a CBMM será mais um importante elo rumo à mobilidade do futuro. Nosso objetivo é criar uma solução de recarga ultrarrápida, pioneira na América Latina”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A parceria mostra a sinergia que as empresas podem gerar ao trabalharem em conjunto. “A experiência da Volkswagen Caminhões e Ônibus na produção de veículos comerciais somada ao nosso conhecimento no desenvolvimento de tecnologias inovadoras com o Nióbio resultam em um importante passo em direção à transformação na forma como nos locomovemos, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável”, afirma Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM. A tecnologia que será empregada nas baterias foi desenvolvida ao longo de três anos de P&D com a Toshiba no Japão. Pela primeira vez, a solução implementada usará o óxido de Nióbio no ânodo da bateria, o que permitirá uma operação de carregamento ultrarrápido, em menos de 10 minutos, maior durabilidade, vida útil e segurança. 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai desenvolver os controles da operação da bateria com Nióbio no veículo. “Existem modais de transporte de passageiros, como o ônibus, que necessitam de carregamento rápido e essa nova tecnologia tem grande potencial para atender a essas demandas de uma forma eficiente”, avalia Roberto Cortes. Além da interface e dos parâmetros da bateria, a montadora vai desenvolver e fabricar os veículos 100% elétricos que serão utilizados no projeto. Durante a fase de testes, a Volskswagen Caminhões e Ônibus vai monitorar e adquirir os dados em tempo real, o que lhe possibilitará conduzir os estudos da aplicação dos veículos. A montadora responderá também pela implantação da infraestrutura de recarga ultrarrápida e a preparação de toda a cadeia com treinamento de motoristas, orientações de segurança e suporte no desenvolvimento das carrocerias.